O primeiro Porsche 991 tem apenas um motor eléctrico de 180kW e um inversor da Siemens. As baterias são iões de lítio e tem uma capacidade de 29kWh. A autonomia desta motorização é de 150km, podendo atingir uma velocidade máxima de 220km/h. A aceleração de 0 a 100km/h faz-se em aproximadamente 7 segundos. É utilizada uma caixa de velocidades da Porsche para redução da velocidade.
A segunda configuração possui dois motores e duas caixas de velocidades automáticas. Os motores funcionam de forma síncrona e tem uma potência de 250kw (335cv). Para além das caixas de velocidades é utilizado um diferencial autoblocante para aplicar toda a potência no eixo traseiro. O conjunto de baterias tem uma capacidade de 36.6 kWh e está revestida de um sistema de controlo da temperatura, nomeadamente com arrefecimento a água. Esta configuração permite uma autonomia de 200km e uma velocidade máxima de 220km/h. A aceleração, contudo é reduzida para 5s.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Carro eléctrico com 900cv
Esta é mais uma daquelas histórias que nos faz pensar nas potencialidades dos carros eléctricos. O Mate Rimac, um croata, competia habitualmente com o seu BMW serie 3 de 1986 até que um dia o motor partiu. A maior parte das pessoas pensaria logo em substituir o motor por outro mais potencia, eventualmente de um BMW mais potente, ou mandar o carro para a sucata.
Mas ele olhou para o espaço deixado vago pelo motor, e pensou que poderia fazer uma coisa única e mais original, levando o seu projecto numa direcção totalmente diferente: porque não fazer um carro de corrida eléctrico?
Desde então ele iniciou um projecto que leva já dois anos de evolução, tendo começado com uma performance não satisfatória, mas que actualmente faz com que o carro tenha nada mais, nada menos do que 900cv.
A propulsão é proveniente de um motor DC desenhado e construído pela empresa VST. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 3.3s e atinge uma velocidade máxima de 280km/h! Estas performances estão ao nível dos melhores super-desportivos a gasolina da actualidade.
Mas ele olhou para o espaço deixado vago pelo motor, e pensou que poderia fazer uma coisa única e mais original, levando o seu projecto numa direcção totalmente diferente: porque não fazer um carro de corrida eléctrico?
Desde então ele iniciou um projecto que leva já dois anos de evolução, tendo começado com uma performance não satisfatória, mas que actualmente faz com que o carro tenha nada mais, nada menos do que 900cv.
Segurança e Energias
Tecnologia inovadora quer aumentar segurança nas ruas
Luminosidade aumenta na presença de pessoas
e veículos e reduz consumo energético
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma tecnologia que pretende reduzir o consumo de energia em iluminação pública em 75 por cento.Um outro objectivo é aumentar a segurança nas ruas, a partir de um sistema de luminosidade regulada através do reconhecimento de imagem e de som.
A iluminação diminui em ruas desertas e aumenta na presença de pessoas e veículos.
Com o nome de “Neurocity”, o projecto pretende também garantir uma maior segurança nas ruas. Este sistema de iluminação centra-se em zonas consideradas de elevado risco, onde será necessário garantir um melhor reconhecimento das formas, nomeadamente reconhecimento facial.
Com o nome de “Neurocity”, o projecto pretende também garantir uma maior segurança nas ruas. Este sistema de iluminação centra-se em zonas consideradas de elevado risco, onde será necessário garantir um melhor reconhecimento das formas, nomeadamente reconhecimento facial.
O sistema funciona com uma luminária com tecnologia LED (Light Emitting Diode), acompanhada por um sensor de som e por uma webcam. Com este projecto, resultante de uma parceria entre a FCTUC, a empresa Arquiled e a Direcção de Tecnologia e Inovação da EDP, prevê-se “uma poupança de cerca de 100 milhões de euros por ano”, segundo avança a equipa de investigadores. A iniciativa está em fase de experimentação em Coimbra e no Porto e terá também presença em Évora.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Solar Impulse
O Solar Impulse é um projecto de avião solar de longo alcance. O projecto é promovido por Bertrand Piccard, e visa uma volta ao mundo utilizando-se somente energia solar.
A aeronave deverá ter somente um lugar, ser capaz de navegar autonomamente, de modo a manter o navegante à bordo durante dias. Se a eficiência das baterias tornar possível reduzir o peso, poderá ser criado um modelo de dois lugares, para tornar a façanha volta ao mundo menos difícil.
A aeronave deverá ter somente um lugar, ser capaz de navegar autonomamente, de modo a manter o navegante à bordo durante dias. Se a eficiência das baterias tornar possível reduzir o peso, poderá ser criado um modelo de dois lugares, para tornar a façanha volta ao mundo menos difícil.
A envergadura do Solar Impulse será de 80 metros, ligeiramente maior do que a envergadura de um Airbus A380, a fim de minimizar o a quantidade de energia necessária para mantê-lo no ar, e oferecerá uma superfície máxima para as células solares. Essa característica, que proporciona um auto-sustentação de 8 kg/m², cria uma sensibilidade maior a turbulências. A estrutura ultra-leve deverá ser construída com fibra de carbono.
Células fotovoltaicas produzem eletricidade durante o dia, que servirá tanto para propulsionar o avião, como para recarregar baterias que possibilitarão o vôo noturno. A energia acumulada durante o dia será armazenadas em baterias de lítium localizadas dentro das asas.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Energia geotérmica
Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para gerar eletricidade.
Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
Esta é a melhor maneira de obter energia naturalmente. É necessário perfurar um poço que já contenha água e a partir daí a energia é gerada normalmente.
A Agricultura - Passado, Presente e Futuro
A agricultura terá sido um dos passos mais importantes da Humanidade, a sua prática foi determinante para o desenvolvimento do homem. A exploração agrícola resultou na criação de novas tecnologias e na acumulação de bens capitais.
Por outro lado o abate das florestas para arranjar espaço para cultivar e o aparecimento dos pesticidas criaram grandes impactos negativos na fauna, flora, no solo e na água.
Hoje em dia a agricultura fornece mais bens do que apenas os alimentos, desde fertilizantes orgânicos aos combustíveis, passando pelas fibras e por produtos químicos industriais. Futuramente a electricidade poderá ser gerada através de gás metano a partir de resíduos vegetais processados ou da queima de espécies de árvores de crescimento rápido, como os eucaliptos, para produção de biomassa.
Segundo a ciência, a evolução da agricultura é dividida em três etapas principais: a antiga, a contemporânea e a moderna.
Saúde dos Portugueses
Os objectivos do sistema da saúde de acordo com a Organização Mundial de Saúde, podem ser resumidos em mais saúde, melhor resposta em serviços de saúde, uma contribuição financeira socialmente mais justa para a saúde. O sistema de saúde português realiza estes objectivos de forma significativamente diferente, conforme aparece descrito, de modo comparativo, no "World Health Report" de 2000.
Estado de saúde – O estado de saúde dos portugueses corresponde ao grau de desenvolvimento do País (29º entre 191 países, em saúde, OMS; 27º em desenvolvimento entre os países do mundo, segundo o índice de desenvolvimento humano do FNUAD, 2000).
Para responder ao desafio de melhorar o estado de saúde dos portugueses, está em discussão o plano nacional de saúde, que pretende ser uma estratégia para o futuro do desenvolvimento do campo da saúde em Portugal.
A saúde em Portugal tem de melhorar, por essa razão é que é urgente o governo tomar medidas sobre as dificuldades presentes na área de saúde para que no futuro não haja complicações.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Energias Renováveis - Energia Eólica
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).
Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).
Composição de um aerogerador:
Subscrever:
Mensagens (Atom)