terça-feira, 22 de março de 2011

Energia Nuclear

A energia nuclear tende-se a tornar economicamente inviável por conta da reavaliação da segurança dos reatores atómicos forçada pela crise desencadeada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março no Japão.

Vai haver uma reavaliação dos programas nucleares em praticamente todos os países onde se faz uso desse tipo de energia. Vai ser feita uma análise profunda, uma auditoria completa da segurança dos reatores.Vão ser introduzidas novas medidas de segurança que tornarão os reatores mais caros ainda e, consequentemente, menos competitivos.

Para chegar a essa conclusão, traçou-se um paralelo entre a crise nuclear japonesa e o desastre na central de Chernobyl, Ucrânia, em 1986. "Isso já aconteceu com a indústria nuclear a partir de Chernobyl. A partir do acidente em Chernobyl praticamente não se construiu mais usinas nucleares porque as medidas de segurança introduzidas encareceram demais o custo da energia nuclear. O quadro actual tende a inviabilizá-la por razões econômicas".


A energia nuclear é considerada por especialistas uma fonte limpa em comparação com os combustíveis fósseis, altamente poluentes e sujeitos a oscilações repentinas de preço. Os críticos, no entanto, salientam que as centrais atómicas representam um risco elevado quando ocorrem acidentes e consideram que os governos ainda não encontraram uma solução satisfatória com relação ao armazenamento do lixo nuclear.

1 comentário:

  1. Gostei do artigo sobre energia nuclear. Por estas razões e por outras é que os países deveriam continuar a investir nas energias renováveis.
    Eugénia

    ResponderEliminar