terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Ambiente no Futuro


Defesa do meio ambiente

O meio ambiente é o endereço do futuro para o qual haverá a maior convergência de demandas entre todas. Não é necessário realizar estudos muito profundos para se concluir que a qualidade da água se encontra fortemente ameaçada; que o clima tende a se transformar no próximo século por conta do efeito de estufa e da redução da camada de ozono e que a biodiversidade tende a se reduzir, empobrecendo o património genético, justamente quando a ciência demonstra a cada dia o monumental abastecimento de recursos para o desenvolvimento científico que a natureza alberga.
A defesa do meio ambiente, conceito que inclui a restauração de ecossistemas, é uma actividade que teve seu desenvolvimento como conjunto de acções ordenadas iniciado em meados do século que se finda e que, para fins didácticos, podem ser agrupadas como segue, em três fases.

O futuro

Mesmo o ousado horizonte de um século XXI é irrelevante diante da responsabilidade desta geração, transitória para o terceiro milénio, que assiste a uma extraordinária explosão científica e tecnológica e a um aquecimento económico sem precedentes, infelizmente sem contrapartidas de modelos sócio-económico e ambiental adequados.
O século XXI vai passar como uma fracção de segundo no tempo da existência da humanidade sobre a terra. O que é preocupante é todos desejarem que essa existência tenha a duração não de segundos nessa escala, mas de dias, semanas, anos… Mas como conciliar o enorme potencial de desenvolvimento em escala logarítmica que a base do conhecimento alicerça, com as limitações físicas da superfície do planeta.




Protecção das águas

Fala-se muito ultimamente da ameaça de falta de água para as demandas do próximo século e dramatiza-se a questão insinuando que a água, ou a sua falta, poderá ser a causa de guerras no século XXI. A preocupação faz sentido quando se observa a despreocupação dos governos e da sociedade em geral com o controlo da água. Basta olhar para qualquer bairro urbano para sentir o drama da água, poluída por esgotos domésticos, resíduos industriais e lixo de todas as naturezas. Na zona rural não é muito diferente. Os tóxicos provenientes da agricultura são lançados sobre o solo sem o entendimento de que o passo seguinte é o transporte desses venenos para os rios, o mesmo ocorrendo com os fertilizantes químicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário