terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Segurança do Futuro

Cada vez mais a tecnologia é utilizada como aliada na prevenção, treino e acção de forças policiais. Equipamentos que permitem ver através de paredes e simuladores ultramodernos são alguns dos recursos que estão por vir.


Foi-se o tempo em que o único produto tecnológico usado pelos serviços de segurança pública (ou privada) eram os espalhafatosos e nada discretos rádios de comunicação.
Hoje, é cada vez mais comum ver a polícia utilizar as mais avançadas ferramentas de protecção para lidar com situações em que, noutros tempos, o uso da força, pura e simples, era como a única saída para contornar determinados conflitos.
Das modernas tácticas de treinamento até as mais novas armas disponíveis para serem usadas contra o crime, a tecnologia ganhou terreno no segmento de segurança e, aos poucos, começa a fazer parte do quotidiano dos responsáveis por zelar pela tranquilidade da população.





Um equipamento desenvolvido por uma empresa israelense e distribuído pela Motorola que permite identificar a presença de pessoas através de paredes.

Tido como o aparelho de raios X do futuro, o produto, que pesa 15kg e pode ser carregado numa mala, possibilita que as forças policiais e militares ganhem uma vantagem operacional para confirmar a segurança de uma área e reduzir, assim, surpresas em operações de resgate de reféns, assaltos, entrada com explosivos e capturas de alto risco.
O equipamento projecta um feixe eletromagnético através de paredes com até 50 centímetros de espessura e capta, por meio de ondas de rádio, a presença de quem estiver do outro lado da parede.




Para acções que envolvam a entrada de homens de segurança em áreas hostis, uma solução que vem adquirindo espaço são os sistemas de veículos aéreos não tripulados.
A ferramenta, que muitas vezes pode ser confundida com os tradicionais aeromodelos, é bastante utilizada no exterior e, aos poucos, ganha espaço no país.
A Aeroeletrónica trouxe o Mini Vant Skylark 1 LE, um modelo que tem milhares de horas de voos e é utilizado em diversos campos de combate pelo Batalhão de Forças Terrestres Israelenses.
Pesando 5kg, a pequena aeronave pode ser transportado por apenas duas pessoas e fica operacional em menos de 10 minutos. Ele opera num raio de 15km e tem autonomia de 3 horas.





Sem comentários:

Enviar um comentário